Além da preocupação com o Bem-Estar Animal, associação se mostra engajada com promoção de ações que reforçam o compromisso da entidade com o meio ambiente e com a comunidade onde os eventos oficiais acontecem
Engajada em fomentar a raça Quarto de Milha no Brasil, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, segue também promovendo ações que vão além do meio do cavalo. Além das ações que permeiam os animais envolvidos nas competições, que reforçam o seu compromisso com o Bem-Estar Animal, a associação mostra o seu compromisso com o meio ambiente e com a sociedade, desenvolvendo ações de extrema importância também nestas pautas.
Sustentabilidade
Recentemente, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, se tornou a primeira associação do agronegócio com certificação internacional em Sustentabilidade. Com essa conquista, a entidade assume o compromisso de praticar ações que visam minimizar impactos ambientais, sociais e econômicos em suas atividades.
E para reforçar o seu compromisso com o meio ambiente, a ABQM segue promovendo ações, não só em sua sede, localizada na capital paulista, como também em seus eventos, que acontecem por todo o país.
Entre as ações internas, a ABQM adotou a digitalização dos processos; xícaras para cada novo funcionário, em busca de controle do uso de plástico nos escritórios; comunicação sobre a importância da sustentabilidade nos processos internos e externos e palestras exclusivas ao time interno da ABQM sobre conscientização sustentável.
Além disso, a entidade busca fazer o descarte correto de equipamentos eletrônicos, através de parceria com empresa especializada e licenciada, atuando assim, em conformidade a legislação ambiental, como também o descarte sustentável de seus arquivos já digitalizados.
“O cavalo faz parte do meio ambiente e ações que visam um compromisso com a sustentabilidade fortalecem, também, o Bem-Estar Animal. Por isso, nossa associação, os associados, colaboradores e terceiros estão juntos conosco, fortalecendo ainda mais esse compromisso”, explica Mônica Ribeiro, presidente da ABQM.
Já nos eventos, as medidas adotadas foram: destinação correta de óleos usados da praça de alimentação e dos associados, este último em andamento; coleta dos dejetos dos animais para processo de compostagem que ocorre em parceria com a Prefeitura de Araçatuba; ?captação e reutilização de água; garrafas para promoção do bem-estar humano, reforçando a importância da hidratação e da sustentabilidade, evitando o uso de descartáveis, além de palestras aos sobre conscientização sustentável.
Social
A associação também se mostra preocupada com a parte social, reforçando o seu compromisso com a comunidade das cidades ondem ocorrem os eventos oficiais da raça e com a qualidade de vida de pessoas, como o Projeto EQUO ABQM, que ocorre forma fixa.
O projeto, que existe desde 2013, oferta bolsas sociais para tratamento terapêutico de pessoas com deficiência usando o cavalo. Atualmente, a associação apoia 38 centros de equoterapia de todo o país filiados à ANDE-Brasil.
Outro projeto, que acontece em parceria com Comando de Policiamento do Interior 10 (CPI-10), da Polícia Militar de São Paulo e o HC Centro de Equoterapia, é o Equo Quali PM, que visa a melhora na qualidade de vida dos agentes de segurança.
O Projeto Novo Tempo Ressocialização também mostra o compromisso da entidade com o Social. Desde 2021, o projeto tem um forte papel na vida das crianças com dificuldade de aprendizagem, auxiliando neste processo e na inclusão social.
Ainda durante os eventos, a ABQM recebe visitas sociais, como da rede municipal de ensino e do Hospital Neurológico Ritinha Prates que visam a interação com o cavalo e visitas do SENAC, que tem como objetivo a profissionalização de jovens.
Além disso, a entidade realiza doações de computadores e mobiliários para entidades sociais da cidade de Araçatuba: Instituto para Cegos Sanga Luzia (equipamentos) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (mobiliário).
“Estamos sempre buscando o melhor para a comunidade que nos acolhe, temos que mostrar que o cavalo é importante em todas as áreas de nossas vidas, não apenas nas competições, até porque o cavalo é um ser que nos faz enxergar além de nós e olhar para o próximo”, finaliza Mônica Ribeiro.
FONTE: PORTAL ABQM