José Guilherme superou 26 concorrentes e foi campeão mundial e terceiro lugar no nível 3
O Brasil fez bonito no 2024 AQHYA World Championship Show, realizado de 2 a 11 de agosto no OKC Fairgrounds, em Oklahoma City. Dois conhecidos campeões em eventos da ABQM, José Guilherme Vergílio Morita, de 15 anos de idade, nascido em Adamantina (SP), e Dante Artioli Marçano, com 16 anos, da cidade de Bauru (SP), representaram muito bem a bandeira verde e amarela nas provas de Laço Cabeça nas terras do Tio Sam.
Concomitantemente ao empenho da Diretoria da ABQM na reativação da ABQM-J, entidade tão importante para o futuro da raça presidida hoje por Lorena Farha e sua diretoria, tivemos esta notícia, que tanto nos alegra e evidencia a força dos jovens quartistas brasileiros.
Esses meninos, que podemos assim chamar, mostraram o potencial dos competidores brasileiros a todos que estiveram no mundial, pois além de serem possuidores de um currículo de destaque em pistas brasileiras na modalidade Laço Cabeça, conquistaram o prêmio máximo de suas modalidades.
José Guilherme, por exemplo, acumula atualmente em seu cartel 34 vitórias, totalizando 200,75 pontos pela ABQM. Entre suas principais conquistas estão os títulos de tricampeão do Congresso 2022/23/24, tricampeão do Nacional 2022/23/24, campeão Potro do Futuro 23, bicampeão da Copa dos Campeões e do Derby 2022/23, além de várias vitórias em provas do Show AQHA (bicampeão Nacional 2023/24, campeão da Copa dos Campeões 2023 e do Congresso 2024).
Já Dante Marçano, que é um dos vice-presidentes da ABQM_J, também tem realizado inúmeros galopes da vitória na modalidade, pois possui 39,25 pontos, com nove vitórias, com destaque ao bicampeonato pela ABQM do Derby de 2021 e 2023, do campeonato Nacional e da Copa dos Campeões de 2022 e do Congresso em 2023, além do bicampeonato pela AQHA no Congresso 2022 e 2023.
E agora, competindo nos Estados Unidos, a bandeira brasileira tremulou na arena do OKC Fairgrounds com a conquista do mundial!
José Guilherme foi campeão mundial no Level 3 Youth Dally Team Roping – Heading (Laço Cabeça - Nível 3). Montando a égua DT Juno Shines, filha de Shiners Lena Chex – reprodutor mundialmente comprovado pertencente ao Rancho SKY, de Presidente Prudente (SP) – com a matriz Margies Lil Jessie (RC Command), o conjunto totalizou 227,5 pontos. Segundo Rafael Paoliello, conhecido como Chifrinho, a égua vencedora possui 208,5 pontos na AQHA, sendo Superior em Laço Cabeça, além de ser irmã própria de DT Air Jordan, campeão Mundial AQHA/19 (Aberta Sr. – Nível 3), bicampeão do ARHFA World Championship Futurity 17/18 (Aberta) e tricampeão do AQHA High Point/17 (Aberta, Aberta Junior e Castrado).
Segundo Ana Karina Morita, mãe do jovem campeão, a égua DT Juno Shines, pertencia ao campeoníssimo treinador norte-americano JD Yates. “Ela foi adquirida por nós, em parceria com o meu irmão, José Durval Vergílio Júnior, que é também meu sócio no JD Ranch, em Adamantina. E é importante frisar que pelo José Guilherme ter sido campeão Mundial, está automaticamente classificado para participar do evento em 2025. Então, a égua ficará no rancho do Yates para concluir o seu treinamento e deixá-la mais preparada ainda até agosto do próximo ano”, enfatizou Ana Morita. Ela fez questão de agradecer ao Rafael Paoliello, à ABQM, através do Loly, e ao JD Yates que deram toda a assistência para nós e, principalmente, ao José Guilherme em sua brilhante participação.
Mostrando suas qualidades de laçador, o jovem ficou ainda na terceira colocação, na mesma categoria, atingindo 222,5 de nota comandando as rédeas da égua Irishcoloredwhiskey (Paddys Irish Whiskey x Young Laneys Paint (Smart Painted Lena).
Emoção do campeão
“Foi uma experiência maravilhosa! Fiquei extremamente impressionado com tudo o que vivi naquele lugar onde qualquer quartista, principalmente da minha idade, gostaria de estar. Fiquei muito feliz, emocionado e agradecido pelos resultados. E sem dúvida, foi um sonho realizado”, expressou o jovem José Morita.
Sobre o treinamento dos animais, José disse que frequentemente trabalha entre cinco e seis vezes por semana, de acordo com as datas dos campeonatos. “Meus treinamentos são mais focados na parte técnica realizados com o Rafael Paoliello, meu treinador, além de trabalhar também no cronômetro com outros dois conhecidos treinadores, o Anderson e o Caio Proença”, detalhou ele. Já em relação à alimentação, ele contou que faz academia sempre alternando com as aulas na escola e, ainda, particulares.
Guilherme explica que, estrangeiros podem participar através de convite ou de classificação: “Eu tinha me classificado pelo Brasil através de pontuação e fui também convidado a competir nos EUA”. Finalizando, o jovem fez alguns agradecimentos: “Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer primeiramente a Deus, aos meus pais que sempre me incentivaram, ao meu grande amigo e treinador Rafael Paoliello, que não mediu esforços para que esse sonho se realizasse, ao JD Yates e todos os seus colaboradores, ao Loly, à ABQM, enfim, todos que de alguma forma fizeram parte de tudo isso”.
Dante Marçano também marcou grande presença
Competindo na mesma categoria do campeão, o bauruense Dante Marçano ficou na 12ª colocação com a nota 185,5, trabalhando com a égua Lady The Star (Star The Boss x Fly Sally Fly, por Freedom Flyer).
E ele expressou o seu sentimento e emoção em participar deste evento: “Foi uma experiência e aprendizado muito bons para quem adora competir como eu. Além disso, foi uma grande oportunidade de estar num lugar especial como são os EUA, e, principalmente, por estar no meio do Laço, mantendo contato com tantos craques e outros conhecidos da Apartação e Rédeas”, disse Dante com entusiasmo. Já como vice-presidente da ABQM-J, também deixou uma mensagem para todos os amigos e participantes deste segmento: “Aproveito para convidar a todos aqueles que tiverem interesse em participar do próximo campeonato que entrem em contato com a ABQM ou através de conselheiros para saber o que é preciso. E isso foi o que fiz e percebi que era muito mais fácil que imaginava. Então, digo aqueles que tenham vontade de ir, devem seguir à frente e tentar”.
Texto: Abdalla Jorge Abib
Fotos cedidas pelos competidores
FONTE: https://abqm.com.br/noticias/brasileiros-foram-destaques-do-laco-cabeca-no-mundial-de-jovens