Fazenda brasileira é homenageada na Convenção AQHA 2023

Gruta Azul (MS) foi vencedora do AQHA Best Remuda 2022 – prêmio internacional que reconhece os melhores ranchos de criação da American Quarter Horse no mundo.

 

 

Os melhores criadores de cavalos Quarto de Milha, em 2022, foram homenageados no Breeders Banquet (Banquete de Reconhecimento do Criador), durante a Convenção da American Quarter Horse Association – AQHA 2023. A Fazenda brasileira Gruta Azul, vencedora do AQHA international Best Remuda Awards 2022, foi um dos destaques do evento que aconteceu em Fort Worth, no Texas (EUA).

A AQHA criou o Best Remuda Awards, em 1992, para homenagear os cavalos de fazenda que muito contribuem para o patrimônio da raça American Quarter Horse e em 2018 estreou o “International Best Remuda” para reconhecer fazendeiros internacionais que se orgulham do rebanho de trabalho. Remuda significa “O rebanho de cavalos, de onde serão escolhidos os que vão ser usados para o trabalho do dia a dia".

“Somente dois ranchos brasileiros foram premiados: em 2020, a Fazenda Campanario e, no passado, a Fazenda Gruta Azul. É, sem dúvida, um grande reconhecimento ao trabalho dos grandes criadores brasileiros. O Brasil tem hoje um dos melhores cartórios de registro da raça no mundo. Somos referência”, destaca Marcos Sá, diretor Internacional da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM).

“Estar presente no banquete dos criadores da AQHA e testemunhar a importância e o respeito que dão aos criadores de quarto de milha me deixou muito feliz e honrado, com o compromisso de dar o meu melhor pelo futuro da raça Quarto de Milha no Brasil. Foi um evento memorável, ao lado de lendas como King Ranch e Waggoner Ranch, e outros grandes criatórios norte-americanos”, afirma o proprietário Noberto Soares Leite.

A fazenda foi adquirida no final dos anos 90, com a finalidade de produzir gado de corte, e no mesmo ano foram adquiridos os primeiros cavalos QM. No início, além da lida no campo, os animais eram utilizados para lazer com a prática de Team Roping. Desde 2002, o proprietário voltou a criação para a linhagem de apartação, com os animais sendo domados e treinados para esta modalidade. 

Mudanças nas regras de registro de animais e embriões congelados

Durante a Convenção AQHA 2023, o Comitê Executivo e os diretores da entidade americana discutiram diversas propostas de mudanças nas regras para registro de animais e em relação a embriões congelados criados a partir de Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI).

O plano da AQHA de mudar para certificados de registro digitais foi um dos principais temas debatidos na Convenção 2023. Anteriormente, na Convenção AQHA 2022, o Comitê recomendou – e recebeu aprovação dos membros – a implementação de certificados digitais de registro a partir de potros nascidos em 2024. No entanto, o Comitê de Registro da AQHA recomendou, na Convenção 2023, adiar a implementação de certificados digitais até 2025.

“A Convenção da AQHA é uma oportunidade para discutirmos e revisarmos alterações ou inclusões nas regras enviadas pelos associados da raça, além de debatermos temas importantes como o registro digital, procedimentos de exames e embriões congelados criados a partir de ICSI, que são propostas que poderão ser implementadas no Brasil”, explicou Haroldo Pessoa, conselheiro da ABQM.

Confira aqui as recomendações do Stud Book e do Comitê de Registro da AQHA que foram aprovadas pela entidade americana na Convenção 2023 nas regra de registro de animais e embriões congelados. Todas as mudanças ainda serão revisadas pelo novo Comitê Executivo da AQHA para aprovação final em uma reunião que ocorre no próximo mês.

(com informações da AQHA News)